EMPRESA       SERVIÇOS       PROJETOS       NOVIDADES       CONTACTOS

                   

MOUZINHO + BANHARIA




[PT] [EN]

Conjunto de sete prédios localizado na confluência de quatro arruamentos: Mouzinho da Silveira, Ponte Nova,
Bainharia e Viela do Anjo. A agregação destes imóveis permitiu uma operação de reabilitação a uma escala pouco habitual no Centro Histórico do Porto, onde predominam os lotes estreitos e de pequena dimensão.
A intervenção conjunta permitiu a criação de trinta e três novas frações. Tratou-se de um longo processo (dez anos) em virtude das condicionantes inerentes à operação de emparcelamento, das condicionantes próprias do contexto urbano e patrimonial do território e das reformulações programáticas introduzidas a meio do processo.
O estado de conservação inicial ditou as premissas das opções de projeto: no caso dos edifícios em bom estado, optou‑se por manter e reforçar o sistema construtivo. Já no que diz respeito aos edifícios em ruína, dada a dificuldade de escoramento, procedeu-se à demolição controlada e remontagem das fachadas. Nas fachadas novas, optou-se por um revestimento em zinco, com cores diferentes, reforçando a individualidade dos prédios mas mantendo a coerência da imagem global do conjunto.

Porto, Portugal
Arquitectura/Coordenação: Adriana Floret
Especialidades: NCREP
Construção: 3m2p - Construção E Reabilitações De Edificios, Lda

Fotografia: João Morgado