GÓLGOTA
[PT] [EN]
O terreno estende-se por três socalcos voltados a nascente, com um edifício com quatro pisos destinado à zona mais privada da casa, com quartos e compartimentos para utilização da família. Dada a pequena dimensão deste edifício, propôs-se a ampliação da área através da introdução de três novos elementos construídos no terreno: uma nova construção para extensão da área da habitação, garagem e piscina.
O volume dessa nova construção destinada à ampliação da habitação, contempla as áreas mais públicas da casa constituídas por átrio de entrada, cozinha, sala e apoio da piscina. Este aumento, surge implantado perpendicularmente ao edifício existente e é composto por dois pisos, estendendo-se para nascente, acompanhando e relacionando-se a várias cotas com os socalcos existentes. Pretende-se assim que este volume assuma uma imagem de jardim de inverno, projetado com uma estrutura de madeira e vidro, onde os vãos de maior dimensão vêm ajudar na entrada de luz dos diversos espaços do edifício, de forma a haver uma continuidade entre o interior da habitação e o exterior.
Assim se distribuem as diferentes utilizações pretendidas para o terreno, como as diferentes zonas de estar, percursos e relações de luz e sombra, esta última mais relacionada com o volume da piscina.
Porto, Portugal 2019
Arquitetura/Coordenação - Adriana Floret
Colaboradores - José Carlos Dias, Ana Catarina Simões, Maria d’Orey, Andrea Correia, Marta Moraes
Especialidades - NCREP - Consultoria em reabilitação do edificado e património, ASL & Associados
Construção - CS - Construtora . Lightdesign: Softlight
Fotografia - Ivo Tavares