CASA DE CEDOFEITA
[PT] [EN]
Vencedor do Prémio Reabilitação na Construção 2015 para melhor reabilitação habitacional.
O prédio situado na zona de Cedofeita tinha aquela qualidade própria de todos osedifícios anónimos do século XIX - boa qualidade construtiva – com paredes em granito e estrutura de madeira. Mas além disso, era também detentor de uma história, ela própria igualmente anónima, de várias modificações que procuraram, ao longo dos tempos, ajustar o prédio às necessidades dos seus utilizadores.
Após anos de intervenções, o resultado final já poucos vestígios apresentava da sua origem. Foi a partir daí, com especial foco na sua qualidade construtiva que trabalhámos, a pensar num programa ambicioso: criar um lar para uma família de cinco pessoas, sendo essencial criar ainda dois espaços distintos: um escritório funcional e uma biblioteca que fosse um ponto nevrálgico na habitação.
Tratando-se de uma família numerosa (pelos padrões contemporâneos), a cozinha e os espaços comuns também exigiam uma abordagem que permitisse um fluxo permanente de pessoas, e simultaneamente protegesse a privacidade da família.
A biblioteca assume um papel de destaque, incorporada na zona de circulação vertical, assumindo-se como um elemento estruturador da vivência doméstica. A cozinha é proposta independente, como que instalada num módulo autónomo, que tal como a biblioteca se torna um local incontornável, na vivência da habitação por onde todos têm de passar, potenciando assim as relações dos residentes, ou mesmo visitas.
Porto, Portugal 2014
Arquitetura/Coordenação - Adriana Floret
Colaboradores - Inês Dinis, Jorge Teixeira
Especialidades - Avelino Santos, N40W8 Lda., Smartdomus
Construção - Rielza, Técnica e Construção do Douro
Fotografia - João Morgado