INFO


[PT] [EN]




Fundado em 2001, na cidade do Porto, o atelier presta serviços de consultoria e projeto. Não por acaso, a reabilitação do património edificado constitui uma das áreas de referência do trabalho desenvolvido pelo atelier, constituindo-se como a espinha dorsal da identidade e do modelo de método de trabalho. Assume a arquitectura como uma prática oficinal, um mester que é exercido a partir do conhecimento académico e tecnológico e da  acumulação da experiência em obra, muito marcada pela especificidade da história da arquitectura e dos métodos construtivos locais. Para além do património, a identidade do atelier foi-se construindo, em grande parte, adossada à participação cívica e ao exercício da profissão enquanto ofício, ou seja, enquanto uma actividade artesanal. O percurso do atelier fez-se alicerçado na encomenda privada, concentrando-se em projectos de reabilitação de pequena dimensão. Em simultâneo, levou a cabo vários estudos urbanos e levantamentos sobre centenas de edifícios bem como a elaboração de vários documentos-base para a elaboração de documentos estratégicos para a reabilitação de vários quarteirões no Porto. Atualmente, a carteira de encomendas do atelier e o respectivo portefólio, apresenta uma grande diversidade abarcando um conjunto de trabalhos fora do âmbito da reabilitação urbana propriamente dita, embora, de alguma forma, esta continue fortemente contaminada por essa experiência. Agora, os projetos de habitação coletiva, turismo e habitação unifamiliar são onde o atelier mais se destaca.

Os trabalhos são desenvolvidos sempre em parceria com equipas multidisciplinares que são constituídas por arquitectos, arquitectos paisagistas, engenheiros, historiadores, restauradores, entre outros, que são convocados à medida das necessidades de cada projeto. A coordenação/gestão de projeto é um serviço que também prestamos sempre com a intenção de melhorar o resultado final de cada projeto.

Sendo Adriana Floret assessora do Sistema de Certificação Ambiental de Edifícios LiderA, o atelier pode ainda prestar consultoria e apoiar na certificação do processo, focando-se na elaboração de um projeto mais sustentável e consequentemente mais amigo do ambiente.



Adriana Floret [Muriaé, Minas Gerais, 1976]

Arquiteta, Coordenadora

Licenciada em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto e pós-graduada em Reabilitação do Património Edificado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Sócia fundadora da AMIC – Amigos do Museu da Ciência e Indústria, membro da direção do Núcleo Regional da Quercus [2005-08], sócia fundadora e Presidente da Direção [2012-14], Presidente da Mesa da Assembleia [2015-17] da APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património e Delegada pelo Norte - Ordem dos Arquitectos [Mandato 2020-2022]. É Assessora no Sistema de Certificação Ambiental LiderA e docente convidada da Pós-Graduação em Reabilitação do Património Construído da UFP. Sócia-Gerente do atelier Floret Arquitetura [Adriana Floret – Arquitetura Sociedade Unipessoal, Lda.] com as funções de Coordenação e Gestão do Atelier.

︎︎︎






Adriana Floret - Arquitectura, Sociedade Unipessoal, Lda.