ALEXANDRE HERCULANO II
A intervenção teve por base os antecedentes históricos da casa burguesa típica do Porto e o diagnóstico do estado
de conservação do edifício. Foram introduzidas alterações mínimas tendo em vista a reconfiguração funcional do interior, de forma a adaptar os espaços existentes. Reabilitou-se a estrutura em vigamentos de castanho, a escada de madeira, assim como a claraboia e os elementos de carpintaria: as portas, as portadas, os rodapés, as alcovas, entre outros elementos decorativos de interesse histórico-arquitetónico.
Esta intervenção, apesar das adaptações introduzidas, devolveu o edifício à sua forma original retirando-lhe a “tralha” que lhe foi acrescentada ao longo de décadas. Em termos estruturais, não houve concessões: toda a estrutura original foi mantida: paredes de alvenaria, vigamentos e até tabiques. As caixilharias, apesar de novas e com melhor desempenho térmico e acústico, mantiveram o desenho de sempre, respeitando a leitura do alçado conforme o projeto original.
Porto, Portugal
2015
Arquitectura/Coordenação: Adriana Floret . Colaboradores: Francisco Mesquina, Silvia Barros, Marta Moraes . Especialidades: NCREP - Consultoria em Rabilitação do Edificado e Património, N40W8, Lusoclima . Construção: Tamiex Construção e Engenharia
Fotografia: João Morgado
Esta intervenção, apesar das adaptações introduzidas, devolveu o edifício à sua forma original retirando-lhe a “tralha” que lhe foi acrescentada ao longo de décadas. Em termos estruturais, não houve concessões: toda a estrutura original foi mantida: paredes de alvenaria, vigamentos e até tabiques. As caixilharias, apesar de novas e com melhor desempenho térmico e acústico, mantiveram o desenho de sempre, respeitando a leitura do alçado conforme o projeto original.
Porto, Portugal
2015
Arquitectura/Coordenação: Adriana Floret . Colaboradores: Francisco Mesquina, Silvia Barros, Marta Moraes . Especialidades: NCREP - Consultoria em Rabilitação do Edificado e Património, N40W8, Lusoclima . Construção: Tamiex Construção e Engenharia
Fotografia: João Morgado