EMPRESA       SERVIÇOS       PROJETOS       NOVIDADES       CONTACTOS

                   

ALEXANDRE HERCULANO I



Construção do início do século XX integrada num conjunto de oito edifícios, o nosso prédio encontrava-se semidevoluto e em mau estado de conservação, com a cobertura danificada a permitir a entrada de água das chuvas. O edifício passou por uma primeira fase de obras, com o objetivo de reparara cobertura, as caixilharias e as fachadas, de forma a torná-lo estanque e a travar o processo de degradação.
Na fachada tardoz, demoliram-se os elementos dissonantes e repôs-se o desenho original com as varandas e guardas
em ferro. A estrutura da cobertura, em madeira, foi reabilitada e os elementos inoperantes substituídos. Numa segunda fase, o prédio foi sujeito a uma intervenção para ficar apto à habitação coletiva. Da análise do edifício foi-nos possível aferir algumas alterações introduzidas ao longo dos anos, no entanto, podemos afirmar que a composição interior da tipologia se manteve inalterada: escada central, um compartimento orientado para a fachada principal e outro para o alçado tardoz, ambos com alcovas.

Porto, Portugal
2015
Arquitectura/Coordenação: Adriana Floret . Colaboradores: José Carlos Dias, Hugo Santos, Susana Dinis . Especialidades: Jerónimo Botelho - Projeto e Consultoria em Reabilitação do Património Edificado, N40W8, Smartdomus . Construção: 3M2P - Construção e Reabilitação de Edifícios

Fotografia: João Morgado